Abrolhos e Caravelas – BA

Foto: Apecatu Expedições

Abrolhos

Abrolhos, nome originado de “abre os olhos”, alerta dos portugueses aos navegantes, é um arquipélago localizado no sul da Bahia. O local está há cerca de 70 km de distância da costa de do município baiano de Caravelas. É formado por cinco ilhas: Ilha Santa Bárbara, Ilha Siriba, Ilha Redonda, Ilha Sueste e Ilha Guarita. Apenas uma ilha é habitada, a Santa Bárbara.

Entre as opções de acesso a Abrolhos há o catamarã, lancha e escuna. Parte-se de Caravelas, que por sua vez fica há 836 km de distância da capital Salvador. O aeroporto mais próximo é o de Teixeira de Freitas, distante 80 km. Entretanto, também é possível ir por outro aeroporto baiano, o de Porto Seguro (250 km) ou por Vitória – ES (360 km). Alguns grupos de mergulhadores optam por Vitória por ter muitas opções de voos e preços melhores.

Esportes de aventura

A propósito, mergulho e snorkeling são as atividades de aventura em Abrolhos! Uma atração à parte é ver as baleias Jubarte entre julho e novembro. Centenas delas vão para lá da Antártica com o intuito de acasalar e dar à luz, devido as águas mornas. No entanto, a melhor época para  a visibilidade embaixo d’água é de dezembro a março, quando chega a 20 m. A experiência de dormir em um catamarã também é um atrativo, uma vez que não há hospedagem nas ilhas, a opção é um liveaboard (viver a bordo). Porém, não se preocupe, os catamarãs são muito bem equipados, praticamente são como pousadas navegantes! Não posso deixar de citar que, obviamente, há praias, mas algumas sofrem muito impacto das marés. Em algumas delas, por exemplo, o acesso se daria somente na maré baixa ou só se poderia desfrutar de banhos de mar na maré alta.

O arquipélago está localizado no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, o primeiro parque nacional marinho do país desde 1983. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, os aproximadamente 91 mil hectares do parque protegem e englobam a maior biodiversidade marinha no Atlântico Sul. Até o naturalista britânico Charles Darwin teve curiosidade por Abrolhos e fez uma visita em 1832.

Caravelas

Caravelas é uma cidade histórica do período colonial. Possui casarões revestidos com azulejos portugueses. No centro histórico, além das casas com arquitetura no estilo de art nouveau, está localizada a charmosa Co-Catedral de Santo Antônio, de 1725. Outras igrejas que são atrações da cidade são a Igreja de Santa Efigênia (1890) e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Mais um ponto turístico relacionado à história é o Monumento Caravelas 500 Anos.

Ainda há na cidade o Instituto Baleia Jubarte – IBJ, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP que tem como um de seus objetivos conservar as baleias jubartes. Em um casarão restaurado é possível conhecer uma pequena exposição a respeito de baleias e golfinhos, além das atividades de pesquisa e conservação.

Caravelas é um dos três municípios que abriga a Reserva Extrativista de Cassurubá, uma unidade de conservação federativa. Outro local em prol do meio ambiente é o Parque Natural Municipal Maria e Amélio Siquara que possui uma pequena trilha.

Por fim, vale mencionar algumas das principais praias da cidade, são elas: Iemanjá, Praia da Ponta da Baleia e Grauçá. Programe sua viagem para Abrolhos e Caravelas! Natureza, contato com a vida marinha, observação de baleias, histórias e praias, diversas opções em um só roteiro.

Por | 2018-05-25T19:32:48-03:00 19 / Maio / 2018|Destinos|