Benefícios dos Esportes de Aventura em Minha Vida

Um dos maiores questionamentos que recebo de outras pessoas é por que eu gosto tanto de esportes de aventura! Assim como quais são os reais benefícios deles no meu dia-a-dia. Por mais óbvio que isso possa parecer para quem já pratica esportes radicais, essa dúvida é muito comum para pessoas que ainda não conhecem muito sobre o assunto. Por isso, resolvi explicar os benefícios desse tipo de atividade em minha vida. Se você quer se inspirar e entender um pouco mais sobre o que os esportes de aventura podem oferecer a você, leia esse texto e descubra todos os pontos positivos que eles me trazem e também poderão te trazer.

Saúde – Corpo

O primeiro ponto é a saúde. Os exercícios dos esportes radicais promovem inúmeros benefícios para o nosso corpo. Entre eles: resistência cardiovascular, fortalecimento da musculatura corporal, flexibilidade dos músculos, condicionamento físico e aeróbico, equilíbrio e agilidade. E claro: alívio do stress físico e mental. Durante os exercícios físicos, a glândula hipófise é responsável por liberar endorfina. Esse é o hormônio que aumenta a sensação de bem-estar. A liberação de adrenalina em nosso corpo durante as atividades aumenta ainda mais a liberação de endorfina. Isso nos fazendo sentir felizes e livres.

Saúde – Mente

Outro ponto relevante sobre os esportes de aventura é a melhora na tomada de decisões sob pressão. Como resultado dessas atividades exigirem decisões rápidas e eficientes, começamos a programar nosso cérebro para responder de forma rápida naturalmente em momentos que precisamos fazer escolhas cruciais. Aperfeiçoamos a nossa concentração com o tempo e passamos a ter respostas rápidas mesmo em momentos de pressão.

Também relacionado com tomar decisões sob pressão, você se torna uma pessoa mais confiante ao entrar no mundo de aventuras. Isso porque você confia mais em você e em suas escolhas, entende que consegue contornar situações de adversidades encontrando soluções para problemas temporários. Você passa a ver a vida de uma forma mais positiva.

Contato com a Natureza

Um dos benefícios que mais fazem bem a mim é o contato direto com a natureza e a quebra na rotina. Os esportes de aventura proporcionam momentos únicos de contato com toda a fauna e flora que nosso país oferece, além de quebrarem a nossa rotina, trazendo um novo vigor e novas energias para nossa mente e espírito. Você vive momentos inesquecíveis se aventurando, observando lindas paisagens que ficarão para sempre em sua memória.

Círculo de Amizades

Além disso, praticar esportes radicais pode ser uma ótima oportunidade para aumentar seu círculo social e conhecer novas pessoas que possuem o mesmo interesse que você. Grande parte das atividades são realizadas em grupo e você cria uma conexão  de confiança e companheirismo com as pessoas que fazem parte dele. Existem vários aventureiros para conhecer e que podem ampliar seu círculo de amizades. Tem coisa mais legal do que conhecer novas pessoas com as mesmas afinidades que você? Você pode até mesmo fazer parte de grupos que se encontram para praticar determinado esporte de aventura juntos.

Existem inúmeras opções de atividades disponíveis para quem tem interesse em fazer parte desse grupo de amantes de esportes de aventura: desde atividades na água como mergulho e rafting, até atividades no ar, por exemplo, o paraquedismo, e também na terra como cicloturismo, escalada e rapel. Se você ficou instigado a conhecer um pouco mais sobre esse mundo de aventuras, leia outros posts que fiz neste blog. Você pode encontrar dicas e detalhes sobre as atividades disponíveis. Bem como quais são as vestimentas ideais, que lugares do Brasil você encontra o ambiente adequado para a prática dos esportes, entre outros. Se permita sair da rotina e conheça novas opções. Se torne também um aventureiro de carteirinha!

Por | 2018-07-16T12:44:03-03:00 5 / julho / 2018|Estilo de Vida|