Como vocês já sabem, os esportes de aventura fazem parte da minha vida! Principalmente dos meus momentos de lazer e diversão. Sempre que posso me arrisco em uma nova atividade para sentir muita adrenalina e frio na barriga. Porém, eles são muito mais do que um momento de descontração: os esportes de aventura também me ajudam no dia-a-dia do meu trabalho.

Enquanto você pratica um esporte de aventura, não é apenas o seu corpo que está em movimento, mas a sua mente também está trabalhando. Isso significa que com a conexão dos dois você encontrará um bom resultado na atividade executada. E é justamente esse trabalho da mente que me ajuda no dia-a-dia de minha carreira.

Foco

Pessoas que praticam esportes radicais sabem que o foco é um ingrediente indispensável durante toda a atividade. Se você não tiver foco no que está fazendo e se distrair com o menor dos movimentos ao seu redor, poderá até mesmo se machucar. Percebi que depois que comecei a me aventurar com atividades de adrenalina levei esse foco para o meu ambiente de trabalho. Faço cada tarefa de cada vez, prestando muita atenção na execução e não me distraindo com pormenores ao redor.

Determinação

Outro ponto importante é a determinação. Sem determinação você não consegue fazer nenhum esporte de aventura. É preciso superar os obstáculos que aparecem enquanto você pratica a atividade. A mesma coisa é com o trabalho: se você não estiver disposto a ser determinado e enfrentar todos os obstáculos com perseverança, irá desistir facilmente de sua carreira.

Senso de equipe

Além disso, muitos esportes radicais são praticados em equipes ou grupos. É o caso de rafting, espeleoturismo, rapel, balonismo, entre outros. Ao se tornar um aventureiro, você entende que precisa sempre da ajuda e apoio de outras pessoas para que todos consigam fazer as atividades com segurança e obtendo os resultados desejados. Muitas empresas entendem como os esportes podem influenciar positivamente o desempenho de seus funcionários. Por isso criam times internos para praticarem atividades juntos. Isso porque os esportes, principalmente os de aventura, criam o senso de colaboração entre todos os participantes: somente se um ajudar o outro será possível ultrapassar todos os obstáculos com sucesso.

Preparo

Além do foco, determinação e senso de equipe, os esportes de aventura te fazem entender que você precisa se preparar com antecedência para executar determinada atividade. A preparação começa desde a correta alimentação, utilizar as roupas adequadas para a prática de determinado esporte, entender quais são os riscos e o que evitar durante toda a aventura, e assim por diante. No trabalho isso não é diferente. Você precisa entender o que precisa ser feito com antecedência. Ademais, precisa entender quais são seus riscos e como você deve se preparar para entregar todos os resultados esperados.

Meu desempenho profissional melhorou muito após eu ter me tornado uma aventureira! Comecei a enxergar as pequenas atividades do dia-a-dia do trabalho com muito mais seriedade e disciplina. Quanto mais esportes de aventura você praticar, mais se tornará automático trazer todos os aprendizados que você tem durante suas atividades para a sua vida de modo geral. Você irá trocar competições desnecessárias por colaboração, preguiça por determinação e distrações por foco.

Se você já é um praticante de esportes de aventura, tente levar todos seus conhecimentos de aventureiro para sua profissão. Se você nunca praticou nenhum tipo de atividade de aventura, sugiro e recomendo que o faça o mais rápido possível! Você entrará em harmonia com seu corpo e mente e verá que eles nos trazem muito mais do que adrenalina e emoção, mas também conhecimento e aprendizados para toda a vida!