O que fazer em um final de semana com a família? Essa é uma pergunta que constantemente surge entre os familiares que gostariam de se divertir juntos no tempo livre. Cinema, shopping, jantares e viagens são sempre as primeiras opções que vêm à cabeça. Mas, existem outras alternativas muito mais emocionantes e que irão trazer adrenalina para toda a família: esportes de aventura.

Muitas pessoas pensam que esportes radicais são exclusivos para jovens ou pessoas que sobretudo são praticantes atividades físicas. Claro, estar em boa forma é sempre positivo para o desempenho de qualquer esporte, porém, não é um fator impeditivo de quem gostaria de se aventurar. Aliás, esta é uma ótima opção para praticar em grupos, e por que não com a sua família? Por isso separei algumas sugestões que você pode escolher para praticar com seus entes queridos.

Rafting

Que tal experimentar a adrenalina das correntezas em grupo? O rafting consiste em descer corredeiras de rios com botes infláveis. Ele pode ser praticado por 2 até 10 pessoas dentro do mesmo bote, o que é ótimo para famílias grandes, por exemplo. Este esporte de aventura pode ser mais tranquilo ou mais agitado, dependendo do nível de dificuldade das correntezas. Como o momento é destinado para toda família, neste caso, o melhor é optar por uma correnteza mais leve e calma, concorda? Por ser um esporte em que todos os participantes precisam remar para auxiliar o bote à descer as correntezas, ele gera integração e união entre todos os participantes. Ótima opção para a família, não acha? Fora que há opções “minis” nas quais as idades mínimas são baixas especialmente para os pequenos. A partir de 2, 3 anos já é possível participar da atividade!

Balonismo

O balonismo é uma excelente opção se sua família quer um momento mais tranquilo de apreciação de belas paisagens ao invés de muita agitação e adrenalina. Ele permite que vocês façam uma passeio de balão, aproveitando a vista privilegiada do céu com toda aquela sensação de liberdade. O lado bom é que não existem grandes esforços físicos. Portanto é uma excelente alternativa para todas as idades: desde crianças até idosos. Sem dúvidas é um esporte de aventura que irá trazer muitas boas recordações e fotos incríveis!

Espeleoturismo

Se a sua família é mais aventureira e adora uma adrenalina, o espeleoturismo pode ser uma boa opção! Este esporte radical se baseia na exploração turística de grutas e cavernas. É uma atividade que sempre se realiza em grupos, por isso, você pode reunir todos os seus familiares e se divertirem juntos. Explore cada canto das cavernas e aproveite toda a natureza que existe no interior delas! Por exigir um pouco mais de esforço físico dependendo de como for o interior da caverna, pode não ser recomendado para crianças ou idosos. Faça uma análise prévia do local escolhido para garantir que todos possam participar.

Off Road

Esta é também uma excelente opção para um programa de final de semana. Que tal juntar a família dentro de um veículo 4×4 e sair de locais que possuam estradas pavimentadas para se aventurar em lugares que tenham maior contato com a natureza e obstáculos naturais? Você pode passar por cima de lama, pedras e matas, tendo contato direto com o meio ambiente. Dividir com seus familiares a sensação de liberdade, adrenalina e relaxamento que o off road proporciona é sem dúvidas um passeio inesquecível. Também pode ser feito por pessoas de todas as idades, pois ele é seguro desde que medidas preventivas sejam tomadas: lembre-se de fazer uma revisão no veículo e abastece-lo antes da atividade.

Essas são algumas opções de esportes de aventura que você pode praticar com a família. Basicamente, são atividades que englobam vários participantes e todos podem se divertir juntos, independente da idade. Escolha a opção que mais combina com seus familiares e aproveitem o clima de união que as aventuras proporcionam.