Envelhecer é um processo natural na vida de qualquer pessoa. Contudo, isso não é motivo para não ser ativo e deixar de realizar atividades que são feitas por outras idades. Justamente por isso, o interesse de pessoas da melhor idade por esportes de aventura tem crescido bastante no Brasil e no mundo. Se você é idoso e nunca pensou em se aventurar antes, que tal começar agora? Ou se você tem amigos e familiares que fazem parte da terceira idade, mostre para eles que também é possível entrarem para o time de aventureiros. Se ainda está em dúvida, primeiramente vou listar algumas vantagens:

Os esportes de aventura proporcionam melhora na auto estima, redução do aparecimento de quadros de depressão, redução do stress, além de manter o metabolismo ativo e retardação de problemas que são típicos do envelhecimento. Entre os principais pontos positivos dos esportes de aventura para a melhor idade estão: aumento no estímulo da capacidade cognitiva, melhora na coordenação motora e equilíbrio, diminuição do risco de lesões musculares, melhora no controle do diabetes, melhora de condicionamento respiratório e cardíaco, além de aumento da flexibilidade e força muscular.

São inúmeros os benefícios físicos e mentais, e o melhor de tudo: esses esportes trazem emoção, adrenalina e diversão na vida de todos que os praticam. Sabemos que os cuidados devem ser diferenciados com a terceira idade, tanto para a prática desse tipo de atividade como para qualquer outra. Portanto, é importante fazer acompanhamento médico, tomar precauções e respeitar os limites e individualidades de cada um. Existem alguns esportes de aventura que são ideais para idosos que querem ingressar nesse mundo da adrenalina. Irei citar alguns deles:

  1. Rafting:

    A prática de rafting em rios calmos (com nível de corredeira 1 ou 2) é uma ótima atividade para quem está iniciando nos esportes de aventura. O rafting se baseia na descida de corredeiras através de um bote. Que tal descer um rio, entrando em contato com a natureza enquanto aprecia a sensação de adrenalina?

  2. Trekking:

    Este esporte de aventura é uma atividade física e aeróbica que consiste em caminhar por trilhas naturais, buscando maior contato com a natureza. O trekking é um excelente exercício para a melhor idade, mas procure terrenos mais planos e com poucos obstáculos.

  3. Arvorismo:

    Já pensou em fazer travessias de percursos suspensos entre plataformas montadas na copas das árvores? É nisso que consiste o arvorismo. É uma excelente opção para estar em contato direto com a natureza e poder fazer um passeio cheio de emoções.

  1. Balonismo:

    Voar sempre foi um dos sonhos da humanidade. E os passeios de balão proporcionam essa incrível sensação a quem pratica esse esporte de aventura. Que tal voar dentro de um balão, com uma vista incrível que mais parece um quadro? Esta atividade é ótima, pois não exige tanto esforço físico se compararmos a outras.

  2. Mergulho:

    Mergulhos com snorkel são ótimos para relaxar e entrar em contato com a vida marinha. Nadar e mergulhar são ótimos exercícios físicos para a saúde, principalmente se feitos em um lugar paradisíaco em que você pode observar peixes coloridos e corais. Que tal?

Pesquise bastante sobre o esporte que mais combina com seu perfil e consulte um médico para avaliar sua saúde e preparo físico antes de iniciar a prática de algum deles. Aquela ideia retrógrada de que esportes de aventura são apenas para jovens em forma não faz mais parte da realidade mundial. Todos têm o direito de se aventurar, independente da idade. Que tal participar de um grupo ou criar um grupo de esportistas da melhor idade? Nada mais divertido do que dividir essas aventuras com outras pessoas.