Esportes de Aventura para Pessoas com Necessidades Especiais

Esportes de aventura são para todos: jovens, idosos, crianças e também pessoas com necessidades especiais! De acordo com o IBGE, cerca de 15% da população brasileira possui algum tipo de deficiência ou incapacidade. Dentro desse percentual, existem muitos amantes de adrenalina e claro, todas essas pessoas podem e têm o direito de se aventurar! Afinal, nosso país é rico em belezas naturais com várias opções de esportes radicais, não é mesmo? Justamente por isso a inclusão de todos na prática desse tipo de esporte está ganhando visibilidade e representatividade nacional e mundial.

O governo criou um programa chamado “Turismo Acessível”, que promove ações de inclusão social e o acesso de pessoas com            deficiência ou com mobilidade reduzida à atividades turísticas. Está crescendo cada vez mais a adaptação de esportes radicais para pessoas com necessidades especiais, assim, eles também podem sentir toda adrenalina e emoção de forma segura e preparada para eles. Afinal, todos têm esse direito!

Um bom exemplo de como os esportes de aventura são para todos nós independente de termos ou não alguma necessidade especial são as trilhas. Existe um projeto chamado “Trilhas Inclusivas” que tem como objetivo incluir pessoas com mobilidade reduzida neste esporte de aventura. Os passeios ocorrem principalmente na Serra do Cipó em Minas Gerais. Desta forma, todos podem entrar em contato com a natureza e sentir a liberdade que essa atividade proporciona.

Socorro/SP

Outra referência de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais é o município de Socorro, em São Paulo, cidade referência em turismo de aventura. Segundo dados do governo do estado, cerca de 10% dos 400 mil turistas que visitam a cidade anualmente são pessoas com necessidades especiais. Diversos operadores e hotéis são alguns exemplos de locais que fizeram adaptações em suas instalações para receber esse público. Desde piso tátil, cadeiras especiais para trilhas e adaptações em tirolesa, é possível se divertir de forma segura em Socorro. Houve investimento em treinamento de profissionais para o atendimento de pessoas com necessidades especiais, bem como em transporte e equipamentos adaptados. No centro histórico os pontos turísticos são interligados por um piso tátil, além dos semáforos serem adaptados com recursos sonoros para pessoas com deficiência visual.

Brotas/SP

Também no Estado de São Paulo, em Brotas, é possível encontrar agências adequadas à cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, além de oferecerem atividades para pessoas com deficiência não só física, visual e auditiva, como também intelectual. Entre as opções de esportes de aventura oferecidos estão: rafting, boia-cross, canionismo e tirolesa.

Praticar esportes de aventura nos faz refletir sobre a superação de limites e atingir objetivos. Todos nós gostamos de quebrar barreiras e sabermos que estamos superando limites que antes pareciam ser impossíveis. Para os pessoas com necessidades especiais, os esportes radicais são importantes por esses motivos e por muitos outros: é um momento único de inclusão. Muitas pessoas acreditam que eles são frágeis, quando na verdade eles são fortes mental e fisicamente e têm muito a nos ensinar! Procure por locais que são adaptados de forma correta para as atividades, assim, será possível se divertir com segurança.

Incentive seus amigos e familiares que possuem algum tipo de necessidade especial a se aventurarem também! É muito importante que todos saibam que ser aventureiro não é exclusividade de alguns. Muitos pessoas com necessidades especiais deixam de se divertir como merecem por falta de informação ou por acreditarem que correm algum risco. A acessibilidade ao esporte é muito mais do que um benefício, mas sim um direito de todos. Que tal escolher um final de semana para ir a algum local com acessibilidade adequada e se divertir junto com seu familiar ou amigo com necessidades especiais praticando uma atividade de aventura? Os momentos que serão compartilhados sentindo adrenalina e a natureza serão inesquecíveis!

Por | 2018-10-03T09:13:01-03:00 30 / setembro / 2018|Estilo de Vida|