Navegue num Caiaque

Eu não sei quanto a vocês, mas eu sou apaixonada por esportes de aventura aquáticos. Sabe aquela adrenalina de estar dentro de um caiaque e navegar por rios com uma paisagem incrível como pano de fundo? Se você ainda não sabe do que trata o caiaque ou nunca teve a oportunidade de sentir a mesma sensação que eu, fique tranquilo! Irei te contar passo-a-passo sobre esse esporte radical!

O caiaque em si é uma embarcação que permite ao aventureiro escolher seu próprio caminho na água, contando apenas com a sua capacidade física para remar ele. Esse meio de locomoção permite que você vá a qualquer lugar que tenha água, podendo contemplar a natureza, praticar esportes ou apenas explorar o local desejado.

Existem várias opções de caiaque, entre elas:

Caiaque de Velocidade

Também conhecidos com K1, são utilizados para corridas de 200, 500 ou 1000 metros. Essas corridas são sempre feitas em águas pacíficas. Em geral, são barcos finos, com 5.2 metros de comprimento e com formas hidrodinâmicas. O mais importante é que devem ser usados apenas por profissionais experientes, pois são barcos instáveis.

Caiaque de Slalom

Também usado para competição, nela são feitas descidas (cerca de 300 metros) em um rio com águas turbulentas, onde são colocadas balizas que devem ser atravessadas pelo esportista. Este caiaque dispõe de várias características que facilitam suas manobras. Tem comprimento de aproximadamente 4 metros e uma estrutura larga que lhe proporciona estabilidade.

Caiaque pólo

Esta modalidade de caiaque é disputada por duas equipes: cada uma com cinco pessoas. O objetivo é marcar o maior número de gols na trave adversária. Como os choques entre os participantes são frequentes, os caiaques para praticar esta modalidade têm formas arredondadas para evitar a colisão brusca.

Caiaque de Descida

Com esse caiaque, o atleta pode descer rios com fortes correntezas, para isso, o caiaque de descida apresenta um grande peso na proa, para que seja mais fácil quebrar a ondulação provocada pela corrente.  O barco tem 4,5 metros de comprimento e uma largura de 60 centímetros.

Caiaque de Maratona

Assim como nome sugere, nesta modalidade o caiaque serve para percorrer longos percursos (em média 10 km). Durante o caminho, ele pode ser carregado em percursos de terra, se houver a necessidade.

Caiaque de Mar

Ele possui mais de 5 metros de comprimento e serve exclusivamente para percursos no mar. São embarcações bastante estáveis, já que serão utilizadas em grandes percursos, muitas vezes chegando a 20 km.

Caiaque Surf

O uso desse caiaque é bem similar ao surf. É uma embarcação muito versátil, pois permite ao esportista fazer manobras sobre as ondas. Ele é estável e fácil de manobrar, possuindo cerca de 2,5 metros.

Caiaque de Pesca

O uso desse tipo de caiaque vem crescendo atualmente. A finalidade dele é a pesca, tendo um fundo plano que confere maior estabilidade à embarcação. Também possui uma quilha e um compartimento preparado para o transporte dos utensílios necessários.

 

Além de uso esportivo, competição ou pesca, o caiaque vem sendo muito utilizado para lazer e turismo. Se você ficou curioso, recomendo que faça a prática desse esporte com um instrutor que tenha o conhecimento necessário para te ajudar caso você enfrente problemas.

Você deve utilizar roupas leves e que sequem facilmente, pois afinal de contas, você estará praticando esse esporte na água. Também use calçados de neoprene que são ideais para longas horas na água. Se for verão, use filtro solar e repelente contra insetos. E claro, o uso do colete salva-vidas é extremamente necessário.

Não perca a oportunidade de navegar nessa incrível embarcação que é o caiaque! Você irá viver grandes aventuras no mar ou em rios.

Por | 2018-04-19T16:05:23-03:00 12 / abril / 2018|Caiaque|