Planejamento para fazer um Esporte de Aventura na Região de Serra II

Essas opções de planejamento para esportes de aventura na região de serra irão proporcionar uma grande emoção para todos! Aproveite essa outra dica e curta a adrenalina!!

 

  • RAPEL NA SERRA DA CANASTRA

Fica na região Sudoeste de Minas Gerais às margens do Rio Grande e perto da divisa com o estado de São Paulo.

A Serra da Canastra é um Parque Nacional que inclui 6 municípios sendo que a portaria principal se localiza em São Roque de Minas, uma pequena cidade que conta com menos de 7 mil habitantes, que fica perto da grande parte das atrações do parque.

E falando de atrações, um ótimo esporte de aventura para ser realizado na Serra da Canastra é o rapel.

Como é feito o Rapel na Serra da Canastra?

A Canastra conta com diversas cachoeiras e é um bom local para praticar rapel (ou se preferir, cascading), entretanto, não é possível realizar em qualquer cachoeira. O ponto principal deste esporte é realizado na cachoeira conhecida como 7 quedas. São oferecidos alguns tours especializados para quem pretende explorar as quedas bem de perto.

Quais os cuidados?

Os principais cuidados de se praticar o rapel incluem:

  • Ter sempre alguém com mais experiência próximo (por isso todos os rapéis na Serra da Canastra são guiados);
  • Esteja bem alimentado;
  • Use os equipamentos que apresentem os selos do UIAA (Union Internationale des Association d’Alpinisme) e CE;
  • Jamais pratique a atividade se não se sentir seguro quanto a isto.

Como chegar?

Para chegar na Serra da Canastra há portarias localizadas em São Roque de Minas (8 km da cidade), em São Barreto (9 km) e em Sacramento (65 km da cidade). O acesso via a região de Sacramento é de estrada de terra e não é recomendado trilha-las em períodos de intensas chuvas.

Informações adicionais

A entrada do parque é das 8h às 16h (às 17h no verão) e a saída até às 18h. Ele abre todos os dias. A velocidade máxima dentro do parque é de 40km/h.

No parque é proibido a entrada e consumo de bebidas alcoólicas, utilização de equipamentos de som, entrada com animais domésticos, armas e material de caça e pesca, assim como não é permitido coletar rochas, plantas e animais.

Por | 2019-03-09T15:58:10-03:00 28 / fevereiro / 2019|Destinos, Rapel|